-
Arquitetos: Correia/Ragazzi Arquitectos
- Área: 621 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Juan Rodriguez
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma propriedade composta por uma habitação em ruínas, terreno de cultivo, vinha e pinhal. Os clientes pretendem recuperar e ampliar a habitação para instalar um empreendimento de Agro-Turismo e ainda construir uma adega e uma área de prova de vinhos, sendo eles produtores.
A ampliação dará origem a um novo volume, em diálogo e com uma relação de implantação semelhante à do volume existente, encostando-se ao muro do socalco imediatamente abaixo. A volumetria repete-se, respeitando a escala e a tradição; se no volume a recuperar se mantém o aparelho de pedra granítica e o tipo de telha, o novo volume reinventa-se pela materialidade contemporânea que enriquece o diálogo, através de um revestimento em placagem de betão pré-fabricado. Os acabamentos interiores das duas casas, em contraste com a dureza austera do exterior, serão em madeira.
Entre os dois volumes gera-se uma zona verde de lazer que corresponde à cobertura vegetal da adega e prova de vinhos, sendo este volume imperceptível volumetricamente, apenas denunciado pelo grande vão aberto no muro de pedra, que permite a vista sobre a vinha e a linha de água existente.
Esta proposta prevê garantir uma melhor relação desde a entrada no terreno com a vinha existente ao lado e o conjunto composto pelos dois volumes que enquadra e valoriza os socalcos existentes, que se pretendem valorizar e recuperar de acordo com as características originais.